Goa …a honoris causa!

Vem esta intervenção domingueira a propósito de certos acontecimentos que se deram lá para os Orientes… mais própriamente em Goa, latitudes por onde já naveguei, o que não quer dizer que lá tenha aportado… falta de tempo, mar demasiado encapelado, alguma razão deverei ter tido, mas a esse assunto voltaremos noutro dia.

O certo é que fomos hoje confrontados com determinados acontecimentos que vieram perturbar o meu calmo navegar. Não sei se ainda me deveria admirar com tais atitudes, mas o certo é que nós, portugueses, não estamos muito habituados a ser confrontados (pela negativa, ao que parece) com o nosso passado colonial, ainda que não possamos deixar de registar estar o animado grupo contestatário num posicionamento demasiado à direita para não se permitir, quiçá, outro tipo de manifestação pública.

Tal como disse no início, já naveguei por aquelas paragens, mais a norte, e se registei alguma coisa, foi por certo a enorme simpatia que o povo indiano nutre por nós, povo luso.

Não haverá grandes dúvidas é de que  num contexto histórico, fomos um povo que se fez colonizador, mas com uma “atitude” diferente da generalidade das outras potências, tendencialmente para melhor, arrisco dizer, sem escamotear a verdade histórica e reconhecendo a existência de episódios “menos conseguidos”… o que será circunstância quase inevitável naquele jogo de poder e que não cabe aqui abordar.

Face aos acontecimentos de hoje, concordo em que os mesmos não podem ser levados verdadeiramente em linha de conta, pois não traduzem o verdadeiro pensar do Povo Goês, em particular, e da India esclarecida, em geral.

No mais, fiquei com uma pequena dúvida sobre se a contestação foi, em primeira linha, pelo facto de a atribuição de um doutoramento honoris causa ter sido a um português, ou simplesmente porque era um estrangeiro.

Para os intervenientes foi certamente… a honoris causa!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s