R ou R… rei ou república ?

3101.jpg

Diz a história que a revolta de 31 de Janeiro de 1891 foi a primeira tentativa de implantação do regime republicano em Portugal…

Talvez… e estando no ano em que se comemora a passagem de outros tantos sobre o regicídio … fica a proposta de reflexão … que lucramos nós?

Anúncios

4 Comments

  1. Tanto um como o outro são apenas manifestações frustradas de intervir na situação que se vivia no país.A monarquia absoluta fora derrotada e a constitucional tornava evidente a sua incapacidade para gerar alternativas no seu seio que possibilitassem a solução dos problemas que eram apresentados pelo novo século.

    A história confirmou que à terceira foi de vez .
    Nas mudanças históricas desta envergadura, o cômputo dos lucros -e das perdas – é ,em boa verdade , difícil ou impossível de se fazer. A República vai também comemorar brevemente o 1º centenário e também com ela houve atentados,revoltas, um presidenticídio(?), mas só começou a haver paz após a sedimentação da democracia a partir dos finais do séc.XX. E agora cá estamos a tentar fazer o melhor que é possível, sempre cientes que o melhor está sempre mais à frente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s